quinta-feira, 14 de abril de 2011

Classificação e nomenclatura dos seres vivos





A classificação é um procedimento que o ser humano utiliza para agrupar a grande variedade de objetos, considerando as semelhanças existentes, tornando-os mais fáceis de serem compreendidos. 

No nosso dia-a-dia, empregamos constantemente parâmetros de comparação, como por exemplo: grande / pequeno, liso / áspero, rijo / maleável, feio / bonito, cheiro agradável / cheiro desagradável. 

Da mesma forma, quando nos referimos aos aspectos biológicos entre as espécies, utilizamos determinados critérios: anatômicos, fisiológicos, comportamentais e até mesmo características moleculares (a genética). 

Os cientistas, a partir da proposição formulada por Lineu (Systema Naturae de nomenclatura biológica), instituíram uma forma coerente para iniciar a ordenação da biodiversidade em nosso planeta. Passando por reformulações acompanhando as tendentes descobertas e os avanços tecnológicos. 

Assim, a importância da classificação biológica é facilitar a compreensão da enorme variedade de seres vivos existentes. 

Níveis taxonômicos: 
Reino – Filo – Classe – Ordem – Família – Gênero – Espécie 

Reino Animália – todos os animais desde as esponjas até os mamíferos; 
Reino Plantae – desde as algas pluricelulares até as angiospermas; 
Reino Fungi – todos os fungos; 
Reino Protista – algas unicelulares e protozoários; 
Reino Monera – Bactérias e cianobactérias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário